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Figuras de Linguagem / BNCC EF69LP54:

Nesse curso você vai conhecer as Figuras de linguagem, que em Portugal, também são chamadas figuras de estilo, e que alguns linguistas especificam parte delas, como figuras de retórica. Observando, que a figura só é de retórica quando desempenha um papel persuasivo.

De qualquer forma, mais importante que a denominação é reconhecê-las. Pois todas são estratégias que o orador (ou escritor) pode aplicar ao seu texto para conseguir um determinado efeito e facilitar a compreensão e interpretação do ouvinte (ou leitor). A figura pode estar relacionada com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas.

Portanto, Figuras de Linguagem auxiliam na melhor compreensão dos discursos e textos literários, proporcionando ao leitor ou ouvinte, mais sensibilidade à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.

Figuras de Linguagem / Figuras de Estilo

Objetivo Geral:

O objetivo desse mine curso é levar a tantos quanto possivel, compreender a importância das figuras de linguagem, de uma forma mais ampla, relacionando ao cotidiano de todos para que fique mais clara a sua funcionalidade na construção do sentido textual.

Nessa proposta vamos fornecer definições, apresentar situações do uso das figuras, trazer exemplos mais práticos e acessíveis. Na prática vamos mostrar que as figuras de linguagem são construções que transformam o significado da palavra para tirar delas maior efeito ou para construir uma nova mensagem.

Enfatizar que as figuras fazem com que os significados que encontramos no dicionário as vezes tão restrito, possa ser ampliado, e ter novo sentido de acordo com o contexto.

Objetivos específicos:

1) Reconhecer a função das figuras de linguagem na construção de sentidos dos textos.

2) Conceituar e exemplificar as principais figuras de linguagem.

Figuras de Linguagem

As figuras de Linguagem, também conhecidas como figuras de estilo, são recursos estilísticos, usados para dar maior ênfase à comunicação, tornando-a mais bonita.

De acordo com a função, classificam-se em quatro tipos:

-           Figuras de Palavras ou semânticas;

-           Figuras de som ou Harmonia;

-           Figuras de sintaxe ou Construção;

-           Figuras de Pensamento.

Figuras de Palavras ou semânticas:

Produzem maior expressividade à comunicação por meio do significado das palavras.

São elas: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia, perífrase ou antonomásia

Figuras de Som ou harmonia:

Produzem maior expressividade à comunicação por meio da sonoridade.

Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia

Figuras de Sintaxe ou construção:

Produzem maior expressividade à comunicação, interferindo na estrutura gramatical da frase, por meio da inversão, repetição ou omissão dos termos.

Exemplos: elipse, zeugma, hipérbato, assíndeto, polissíndeto, silepse, anacoluto, pleonasmo e anáfora.

Figuras de Pensamento

Produzem maior expressividade à comunicação por meio da combinação de ideias e pensamentos.

Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação ou prosopopeia, antítese, paradoxo ou oxímoro, gradação ou clímax e apóstrofe.    

         Na sequência teremos um detalhamento de cada tipo.    

 

                                   

            Figuras de palavra

As figuras de palavras ou semânticas, dependem do uso de determinada palavra com sentido novo ou com sentido incomum.

Vejamos:

Metáfora

Metáfora: é um tipo de comparação (mental) sem uso de conectivos comparativos, com utilização de verbo de ligação explícito na frase.

Exemplo:

Nossa vida é nuvem que se dissipa com o vento

“Sua boca era um pássaro escarlate.” (Castro Alves)

Enfatizamos que na metáfora, se representa a comparação de palavras com significados diferentes, porém o termo comparativo fica apenas subtendido na frase.

Nossa vida é nuvem que se dissipa com o vento (nossa vida é como nuvem que se dissipa com o vento)

Catacrese

Catacrese: consiste em transferir a uma palavra o sentido próprio de outra, utilizando-se formas já incorporadas aos usos da língua.

Se a metáfora surpreende pela originalidade da associação de ideias, o mesmo não ocorre com a catacrese, que já não chama a atenção por ser tão repetidamente usada.

Exemplos:

Batata da perna, Azulejo vermelho, Pé da mesa, Cabeça de alho.

Comparação ou Símile

Comparação ou Símile: é a comparação entre dois elementos comuns; semelhantes. Normalmente se emprega uma conjunção comparativa: como, tal qual, assim como, que nem.

Exemplo:

Como um louco, sai correndo ao encontro dela.

Jamais me entregarei, tal qual soldado fiel permanecerei na trincheira até o fim.

Sinestesia

Sinestesia: é a fusão de no mínimo dois dos cinco sentidos físicos.

Exemplos:

“De amargo e então salgado ficou doce, - Paladar

Assim que teu cheiro forte e lento - Olfato

Fez casa nos meus braços e ainda leve - Tato

E forte e cego e tenso fez saber - Visão

Que ainda era muito e muito pouco.” (Legião Urbana)

Perífrase ou antonomásia

Perífrase ou Antonomásia: é quando substituímos um nome próprio pela qualidade ou característica que o distingue, ou seja, por uma expressão que facilita a sua identificação.

Exemplo:

O país do futebol acredita no seu povo. (país do futebol = Brasil)

O Águia de Haia (= Rui Barbosa)

O Pai da Aviação (= Santos Dumont)

Metonímia

Metonímia é quando trocamos uma palavra por outra com a qual ela se relaciona.

Ocorre a metonímia quando substituímos:

-           O autor ou criador pela obra. Exemplo: Gosto de ler Jorge Amado (observe que o nome do autor está sendo usado no lugar de suas obras).

-           O efeito pela causa e vice-versa. Exemplo: Ganho a vida com o suor do meu rosto. (o suor é o efeito ou resultado e está sendo usado no lugar da causa, ou seja, o “trabalho”).

-           O continente pelo conteúdo. Exemplo: Ela comeu uma

caixa de doces. (= doces).

-           O abstrato pelo concreto e vice-versa. Exemplo: A

velhice deve ser respeitada. (= pessoas velhas).

-           O instrumento pela pessoa que o utiliza. Exemplo: Ele é bom volante. (= piloto ou motorista).

-           O lugar pelo produto. Exemplo: Gosto muito de tomar um Porto. (= a vinho da cidade do Porto).

-           O símbolo ou sinal pela coisa significada. Exemplo: Os revolucionários queriam o trono. (= império, o poder).

-           A parte pelo todo. Exemplo: Não há teto para os necessitados. (= a casa).

-           O indivíduo pela classe ou espécie. Exemplo: Ele foi o judas do grupo. (= espécie dos homens traidores).

-           O singular pelo plural. Exemplo: O homem é um animal racional. (o singular homem está sendo usado no lugar do plural homens).

-           O gênero ou a qualidade pela espécie. Exemplo: Nós mortais, somos imperfeitos. (= seres humanos).

-           A matéria pelo objeto. Exemplo: Ele não tem um níquel. (= moeda).

Observação: os últimos 5 casos recebem também o nome de Sinédoque.

Sinédoque significa a troca que ocorre por relação de compreensão e que consiste no uso do todo, pela parte do plural pelo singular, do gênero pela espécie, ou vice-versa.

Exemplo: O mundo é violento. (= os homens)        

            Figuras de som ou harmonia

São as que produzem maior expressividade à comunicação por meio da sonoridade, reproduzindo os efeitos de repetição de sons, ou ainda buscando representá-los.

Aliteração

Aliteração, repetição consonantal fonética (som da letra) geralmente no início da palavra, produz um efeito sonoro interessante, marcando o ritmo e sugerindo alguns sons semelhantes às palavras que compõem o texto.

Razão pela qual a aliteração é um recurso linguístico bastante utilizado nos textos poéticos enfatizando determinado som e oferecendo maior expressividade ao texto.

Exemplo:

 “Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado...” (Martinho da Vila)

Assonância

Assonância é caracterizada pela repetição harmônica de sons vocálicos (vogais) numa frase, verso ou poema.

Este, é mais um recurso estilístico utilizado na literatura, na música e provérbios populares. A assonância oferece maior expressividade ao texto por meio da intensificação da musicalidade e do ritmo

Exemplos:

“Sou Ana, da cama

Da cana, fulana bacana

Sou Ana de Amsterdã.” (Chico Buarque)

Paronomásia

Paronomásia utiliza palavras parônimas no mesmo enunciado de modo a produzir um jogo sonoro no discurso, é reprodução de sons semelhantes através de palavras de significados diferentes.

Este recurso é muito comum na linguagem publicitária e nas artes, como em letras de músicas, poesias, como também em prosas.

Exemplo:

“Berro pelo aterro pelo desterro

Berro por seu berro pelo seu erro

Quero que você ganhe que você me apanhe

Sou o bezerro gritando mamãe...”

(Caetano Veloso)

Onomatopeia

Onomatopeia é a inserção de palavras no discurso que imitam sons, sendo por isso caracterizada como uma figura sonora ou de harmonia.

Pode ser o barulho produzido por um objeto (“vrum” do automóvel), pessoa (“hehehe” da risada), animal (“cocoricó” da galinha) ou pela própria natureza (“vuuuu” do vento)..

Exemplos:

“Não aguento o tic-tac desse relógio.

Ele tentava conter a tosse, mas o “tuf,tuf,” era constante.

"O glu-glu do peru assustou o bebê."

"O pintinho faz “piu-piu”

            Figuras de sintaxe ou construção

As figuras de construção ou sintaxe são figuras que modificam a estrutura da oração com objetivos de enunciação com a função de dar ênfase a ela.

Convencionalmente, a estrutura sintática da língua apresenta uma sequência marcada pelos elementos: sujeito + predicado + complemento.

Exemplo:

Fazíamos as contas a caminho do mercado. Temos nessa frase o sujeito oculto “nós”, um predicado verbal (fazíamos as contas) depois, o complemento (a caminho do mercado) No entanto, essa ordem pode sofrer alterações.

Porque as figuras de construção e sintaxe são usadas justamente para romper com essa sequência lógica.

A literatura e a publicidade utilizam consideravelmente essas figuras de linguagem para chamar atenção aos seus discursos. Essa ruptura com a forma convencional pode acontecer através da inversão, repetição ou omissão de termos.

Vamos conhecer cada uma das Figuras de construção ou sintaxe.

Elipse

O que caracteriza essa figura de construção é a omissão de um ou mais termos que não foram anteriormente exposto no discurso. Porém, são de fácil identificação pelo recptor.

Exemplos:

Ficávamos aflitos esperando o gol que não saia. (Na frase o verbo “ficávamos” substitui o termo oculto “nós”).

"[Em] casa de ferreiro, [o] espeto [é] de pau.

Ele já estava prestes a bater de novo, mas eu: [exclamei] “Chega!”

Zeugma

Como a elipse, a zeugma também omite um ou mais termos na oração. No entanto, seu objetivo é evitar que haja repetição do verbo ou substantivo.

 

Exemplo:

Larissa usou meias brancas, eu amarelas.

Larissa usou meias brancas, eu (usei) amarelas.

O bebê aprendeu a andar. E depois, a falar.

O bebê aprendeu a andar. E depois, (aprendeu) a falar.

Nunca desista dos seus sonhos; mas (desista) de suas ilusões.

Não tema se entregar um grande amor, mas (tema) as fantasias do coração.

Inversão ou Hipérbato

Figura de linguagem que propõe a inversão da ordem direta dos termos da oração de acordo com a construção sintática convencional (sujeito + predicado + complemento).

Exemplos:

Sorridente estava a noiva. (O estado do sujeito o antecede na frase, alterando assim, a construção sintática convencional que seria: A noiva estava sorridente.)

Anástrofe e Sínquise

Outras figuras de sintaxe que invertem os termos da frase são: a anástrofe e a Sínquise.

Sendo que, anástrofe é uma inversão suave dos termos frasais.

Exemplo

Cantar queria o menino, porém estava roco.

O menino queria cantar, porém estava roco.

Enquanto a sínquise faz uma inversão mais acentuada que pode prejudicar o entendimento do período.

Exemplo

Cama macia menino dormia na.

Exemplos de sínquise na literatura:

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas

De um povo heroico o brado retumbante.”

(Joaquim Estrada - Hino Nacional Brasileiro)

Esta é a razão pela qual, Anástrofe e Sínquise são consideradas tipos de hipérbato.

Silepse

Nessa figura de linguagem é feita a concordância da ideia e não do termo usado. As classificações de silepse são:

De gênero: quando apresenta discordância entre os gêneros (feminino e masculino).

Exemplo:

Salvador é linda. (silepse de gênero)

De número: quando há discordância entre singular e plural.

Exemplo:

Um bando (singular) de garotos, (plural) pularam na piscina. (silepse de número)

De pessoa: apresenta discordância entre o sujeito (na terceira pessoa) e o verbo (na primeira pessoa do plural).

Exemplo:

Todos os estudantes, (terceira pessoa) esperamos (primeira pessoa do plural) ansiosos o resultado do exame. (silepse de pessoa).

Assíndeto

Para que fique claro o que é assíndeto, faz-se necessário, conhecer o conceito de síndeto.

Síndeto é uma conjunção coordenativa, que tem a função de unir os termos das orações coordenadas. Como você deve ter visto nos tipos de orações coordenadas sindéticas e assindéticas.

Assíndeto, por sua vez, é a ausência de conjunções.

Exemplo:

Maria comprou peras para comer, (e) laranjas para fazer suco.

Polissíndeto

O polissíndeto, ao contrário do assíndeto, se caracteriza por fazer a repetição da conjunção coordenativa (conectivo).

Exemplo:

Do claustro, na paciência e no sossego,

Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua!”

(“A um poeta” de Olavo Bilac)

Anáfora

Figura de linguagem que faz a repetição de termos no início das frases, muito usada por escritores que estão construindo versos com o objetivo de dar mais ênfase à sua ideia.

Exemplo: 

“Se você gritasse, se você gemesse,

se você tocasse a valsa vienense,

se você dormisse, se você cansasse, se você morresse...

Mas você não morre, você é duro, José!”"

Carlos Drummond de Andrade “E agora, José?”.

 (O uso repetido do termo “se você” reforça a condicionalidade do emissor do discurso).

Anacoluto

Por meio de uma pausa no discurso, o anacoluto altera a sequência lógica da estrutura da frase.

Exemplo:

Esse seu jeito, sua forma de falar me incomoda!

Perceba que “Esse seu jeito” ficou Sem função sintática, desconectado da frase e, inclusive, foi separado por vírgula, já que essa pontuação costuma marcar o anacoluto.

Exemplos dessa figura de linguagem em obras literárias:

E o desgraçado, tremiam-lhe as pernas, sufocando-lhe a tosse. (Almeida Garrett)

Pleonasmo

Redundância ou repetição enfática de um termo que parece ser desnecessário no discurso.

Quando uma repetição é intencional recebe o nome de pleonasmo literário, sendo, assim, uma figura de linguagem.

Exemplo:

"“Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento”

(Vinicius de Moraes)"

No entanto, quando isso ocorre por desconhecimento das normas gramaticais, caracteriza-se como pleonasmo vicioso, ou vício de linguagem.

Exemplo:

Entrou para dentro do quarto e chorou.

Ao dizer que entrou, é desnecessário dizer que foi “para dentro”, pois a ideia já está implícita.

Outros exemplos: "junto com, sair para fora, subir pra cima, descer pra baixo, gritar alto, congelar de frio, criação nova, inaugurar o novo" etc.

            Figuras de Pensamento

São recursos de linguagem que se referem ao aspecto semântico, ou seja, ao significado dentro de um contexto.

Hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação ou prosopopeia, , gradação ou clímax, apóstrofe, antítese, paradoxo ou oxímoro.

Hipérbole:

Hipérbole é a figura do exagero, a fim de proporcionar uma imagem chocante ou emocionante.

Exemplos:

"Rios te correrão dos olhos, se chorares!" (Olavo Bilac)

Já falei um milhão de vezes que não faça isso, meu filho!

Isso na segunda vez que a mãe ou pai repreende o filho..

Eufemismo:

Eufemismo, figura que atenua ideias penosas desagradáveis.

Exemplos:

Isaura fechou os olhos para sempre. (a expressão indicada corrobora a morte da pessoa, já que fechamos os olhos para sempre, apenas quando morremos)

Ficou fora do concurso de modelos, pois era desprovido de beleza. (a expressão é substituída para suavizar o termo “feia”)

Aquele homem de índole duvidosa (ladrão) apropriou-se indevidamente dos meus pertences." (roubou)

Disfemismo:

Trata-se do emprego de palavra ou expressão depreciativa, grosseira, ridícula, sarcástica ou chula em lugar de outra, suave, branda.

Exemplos:

“Você não passa de um porco ... um pobretão.”

Mariane é chamada de pintora de rodapé. – Pessoa muito baixa.

Gabriel é um rolha-de-poço. – Pessoa gorda.

Lítotes

Lítotes consiste em negar por afirmação ou vice-versa.

Exemplos:

"Ela até que não é feia." -logo, é bonita!

O rapaz até que não canta mal. → Ele canta bem.

Meu filho não é uma pessoa amistosa. → Ele é uma pessoa hostil/agressiva.

Não tem graça ficar doente. → É triste/ruim ficar doente.

Ironia

Ironia consiste em dizer o oposto do que se pensa, com intenção sarcástica ou depreciativa.

Exemplos:

"A excelente Dona lnácia era mestra na arte de judiar de criança." (Monteiro Lobato)

"Dona Clotilde, o arcanjo do seu filho quebrou minhas vidraças."

Personificação ou Prosopopeia:

Personificação ou Prosopopeia Consiste em dar vida a seres inanimados.

Exemplos:

"O vento beija meus cabelos

As ondas lambem minhas pernas

O sol abraça o meu corpo."

(Lulu Santos - Nelson Motta)

Gradação ou clímax

A gradação é a apresentação de ideias que progridem de forma crescente (clímax) ou decrescente (anticlímax).

Exemplo:

Inicialmente calma, depois apenas controlada, até o ponto de total nervosismo.

No exemplo acima, acompanhamos a progressão da tranquilidade até o nervosismo

Apóstrofe

A apóstrofe consiste na interrupção que o orador ou narrador faz em seu texto para se dirigir ao seu ouvinte ou leitor (real ou fictício). É a interpelação feita com ênfase.

Exemplo:

Ó céus, é preciso chover mais?

“Minha senhora dona, um menino nasceu: o mundo tornou a começar” (Guimarães Rosa)

“Ô pacato cidadão, te chamei a atenção” (Skank)

“Deus, ó Deus! Onde estás, que não me respondes?” Castro Alves

“Saberás, pois, ó leitor, como nós outros fazemos o que te fazemos ler” (Almeida Garrett)

Nesses exemplos, temos grifada a presença da apóstrofe. Em todos eles, o locutor interrompe a sua narrativa para se dirigir a alguém. Nos últimos dois exemplos, o autor se direciona, no primeiro caso, a Deus, e, no segundo, ao leitor.

Antítese e o paradoxo e, ou oximoro

Nas figuras de pensamentos, antítese e o paradoxo e, ou oximoro são utilizados para dar maior expressividade ao texto através da oposição entre palavras e ideias. Para alguns, paradoxo e o oximoro ficam separados, no entanto na maioria dos casos eles são apresentados como sinônimos. Esta separação se dar por se distinguir o paradoxo como uma oposição de ideia mais suave ou aceitável e o oximoro como uma oposição de ideias mais radical.

Diferença entre antítese e paradoxo

Superficialmente, antítese e paradoxo podem parecer semelhantes, no entanto, são figuras de linguagem bem distintas uma da outra. A antítese consiste na aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Já o paradoxo, é a contraposição dentro da mesma ideia.

Vejamos o detalhamento destas figuras:

Antítese

Antítese é a aproximação de palavras de sentidos contrários, antagônicos. Ela é usada para realçar e intensificar o sentido daquilo que se fala, por meio de termos com sentidos opostos no discurso.

A oposição de sentidos pode ser entre palavras, entre expressões ou mesmo entre orações.

Quando os termos usados aparecem próximos no enunciado, cria-se uma relação que intensifica o sentido do discurso. A antítese também ocorre na linguagem não verbal.

Exemplos:

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. (Ditado popular)

Sua alma subiu ao céu

Seu corpo desceu ao mar”

(Ismália, de Alphonsus de Guimaraens)

O que o berço dá só a cova tira. (Esaú e Jacó, de Machado de Assis)

Veja outros exemplos:

O amor e o ódio caminham lado a lado.

A verdade e a mentira fazem parte do nosso dia a dia.

Veja que ao aproximar elementos contrastantes, a antítese gera um efeito de destaque.

Vimos então que a antítese consiste na utilização de termos, palavras ou orações que se opõem quanto ao sentido.

Paradoxo ou Oximoro:

Paradoxo, também conhecido como oximoro, é a figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia. Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, inclusive, possui algumas subdivisões: paradoxo verídico, paradoxo condicional, paradoxo falsídico" porém, neste estudo não vamos detalhar cada tipo e nem apresentaremos separadamente paradoxo e oxímoro.

Origem das palavras

Do grego: pará (junto de) + doxa (opinião): parádoxon. Do latim: para (contrário, ir de encontro) + doxum (opinião): paradoxum. Paradoxo portanto, implica literalmente um conceito contrário ao senso comum.

Oxímoro vem do grego Oxus – afiado, penetrante, agudo; e Moros – tolo, idiota, estúpido. A partir daí, podemos dizer que Oxímoro é uma figura de pensamento que consiste numa frase de sentido aparentemente, absurdo, já que resulta da reunião de ideias contrárias num só pensamento.

Perceba que paradoxo ou Oximoro é mais que a aproximação antitética; é a própria ideia que se contradiz.

Exemplos:

"O mito é o nada que é tudo." (Fernando Pessoa)

Os Oxímoros, também, são muito usados em versos com o objetivo de realçar, pelo contraste, o que se quer expressar.

Vejamos alguns exemplos de Oxímoro:

Embriaguez sóbria

Crescimento negativo

Espontaneamente calculada

Lúcida loucura

Silêncio eloquente

Piada séria

Gélido calor

Instante eterno

Mentiras sinceras

Grito do silêncio

 

Exercício

É hora de aferir seu aprendizado, ou conhecimentos obtidos ao longo do nosso estudo em Figuras de Linguagem.

Questão 1.

Leia as frases e indique a que apresenta ironia.

a)         (  ) Você é tão rápido quanto uma tartaruga.

b)         (  )  A menina é amável como uma rosa.

c)         (  ) O sorriso do lagarto é de aço.

d)         (  ) A cobra-coral é linda, mas o macaco é mais.

Questão 2.

De acordo com os conceitos a seguir, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

I.          Ocorre quando a palavra se encontra em seu sentido original.

II.        Apalavra se encontra com seu sentido figurado, fora do seu significado original.

a)         I) conotação II) denotação

b)         I) denotação II) conotação

c)         I) conotação II) conotação

d)         I) denotação II) denotação

Questão 3.

Observe as frases a seguir e assinale a alternativa que apresenta a opção correspondente.

I)         Você fechou a porta quando entrou na sala?

II)        De repente você fechou a cara e nada mais me falou.

a)         I) Denotação II) conotação

b)         I) Denotação II) Denotação

c)         I) conotação II) denotação

d)         I) conotação II) conotação

Questão 4

Existem várias formas de linguagem figurada. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito.

Trata da aproximação entre dois seres por uma característica em comum.

A)        Metáfora

B)        Antítese

C)        Comparação

D)        Catacrese

E)        Hipérbole

Questão 5

Analise as frases abaixo e marque “V” para verdadeiro e “F” para falso, se a frase estiver ou não de acordo com a figura apresentada no final.

a)         (  )  Eu leio muito Machado de Assis. (metonímia)

b)         (  ) Queria gritar setecentas mil vezes. (antítese)

c)         (  ) Vivo do meu salário. (metáfora)

d)         (  )  Senti uma dor na batata da perna. (catacrese)

Questão 6

Observe as figuras de linguagem contidas nas frases abaixo e assinale a alternativa que as classifica respectivamente de forma correta.

I – A rosa entreguei-a ao meu amor.

II – De aranha Patrícia tem medo

III As meninas estudavam português e os meninos literatura.

a)         (   ) I – Metonímia, II – Hipérbole, III – Pleonasmo. 

b)         (   ) I – Hipérbato, II – Pleonasmo, III – Zeugma.

c)         (   ) I – Hipérbole, II – Zeugma, III – Pleonasmo.

d)         (   ) I – Pleonasmo, II – Hipérbato, III – Zeugma.

Questão 7

“As suas notas estão ótimas: zero em matemática, zero em português!”

Essa frase demonstra um exagero ao enfatizar a nota zero, apresentando a metáfora como figura de linguagem.

a)         (   ) verdadeiro

b)         (   ) falso

Questão 8

Eu gosto de beber Toddy no café da manhã.

No exemplo acima, tivemos a substituição do produto pela marca, esta é uma característica de qual figura de linguagem?

a)         Elipse

b)         Catacrese

c)         Metonímia

d)         Paradoxo

Questão 9

Identifique qual figura de linguagem está presente em cada uma das frases a seguir e assinale a alternativa adequada.

I – Trata-se de exagerar uma ideia com a finalidade enfática.

II – Consiste na repetição de uma mesma palavra no início de verso, frase ou parágrafo.

III – Consiste numa redundância cuja finalidade é reforça a mensagem.

IV – Consiste na aproximação de palavras que se opõem pelo sentido.

a)         Hipérbole – Anáfora – Pleonasmo – Antítese

b)         Hipérbole – Anáfora – Antítese – Pleonasmo

c)         Anáfora – Pleonasmo – Hipérbole – Antítese

d)         Anáfora _ Hipérbole – Pleonasmo – Antítese

e)         Hipérbole – Antítese – Anáfora – Pleonasmo

Questão 10

Quais das frases a seguir, apresentam a figura de linguagem “Elipse”?

I – Na sala, apenas dois ou três convidados.

II – ele prefere futebol; eu, filmes.

III – Alguns estudam, outros, não.

IV – Saímos cedo hoje.

a)         (   ) I, II, III

b)         (   ) II, III, IV

c)         (   ) I, II, IV

d)         (   ) I, IV

e)         Todas as frases apresentam Elipse.

Gabarito das questões

Questão 1

Alternativa a.

Como a tartaruga é um animal que anda devagar, comparar o passo dela ao de uma pessoa e ao mesmo tempo dizer que é rápida, é querer dizer o contrário do que efetivamente é dito.

Questão 2

b)         I) denotação II) conotação

Nem todas as figuras de linguagem constituem necessariamente o uso de palavras com sentido conotativo, mas estão sempre ligadas a uma linguagem subjetiva, com intensão de obter algum efeito expressivo, em geral, destacar ou esconder alguma informação. Por isso, faz-se necessário conhecermos a diferença entre o uso da linguagem denotativa (original) e conotativa (figurado).

Questão 3

a)         I) Denotação II) conotação

A frase I) corresponde a uma denotação, uma linguagem objetiva, “fechou a aporta” está no seu sentido original correto, a frase II) corresponde a uma conotação o verbo fichou está no sentido figurado, deslocado do sentido original, sua compreensão depende de uma interpretação.

Questão 4

C)        Comparação

O conceito representa a comparação que também pode ser chamada de símile.

Questão 5

V – A metonímia ocorre quando se faz uma substituição, havendo uma relação de contiguidade semântica. No exemplo Machado de Assis está no lugar da obra.

F – É uma hipérbole, pois está com o sentido de exagero.

F – trata-se de uma metonímia. O termo salario esta no lugar daquilo que é adquirido por ele.

V – Ocorre catacrese quando uma metáfora se desgasta e um termo se transforma no nome de outro, se torna comum sem nos darmos conta disso. No caso batata foi usado como parte do corpo. Enfatizando: catacrese consiste em transferir a uma palavra o sentido próprio de outra,

Questão 6

d)         (   ) I – Pleonasmo, II – Hipérbato, III – Zeugma.

I – Pleonasmo, repetição de uma ideia com o objetivo de realce;

II – Hipérbato, inversão sintática dos termos da oração, ou das orações no período.

III – Zeugma, omissão marcada por virgula, de um verbo mencionado anteriormente.

Questão 7

Falso, a figura de linguagem presente é a ironia, forma intencional de dizer o contrário da ideia que se deseja apresentar. Dizer que as notas estão ótimas, quando na verdade estão péssimas.

Questão 8

b)         Metonímia

O correto seria dizer: gosto de beber achocolatado, portanto temos uma metonímia (substituição do produto pela marca)

Questão 9

a)         Hipérbole – Anáfora – Pleonasmo – Antítese

A alternativa “A” está de acordo com a ordem dos significados das figuras de linguagem apresentados em cada frase.

Questão 10

d)         (   ) I, IV

Cuidado para não confundir elipse com zeugma.

Elipse consiste na omissão de um termo facilmente identificado pelo contexto.

Frase I, omissão de havia.

Frase IV, omissão de nós.

Enquanto e zeugma é a omissão de um termo que já apareceu antes.

Frase II, omissão de prefiro.

Frase III, omissão de estudam.

Bibliografia:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

http://sites.editorasaraiva.com.br/portalportugues/Upload/file/Leitura%20e%20interpretacao/gramatica_8_figuras_de_linguagem.pdf

 

https://www.todamateria.com.br/figuras-de-linguagem/ https://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/exercicios/

Direitos Humanos

Neste cenário de tantos casos de desrespeito aos direitos dos cidadãos, na atualidade, nessa era pós-moderna, principalmente com a expansão dos meios de comunicação e com amplo acesso as novas mídias, com o amplo acesso à internet, apesar de que ainda nem todos tem acesso, nos sentimos na obrigação de apresentar um estudo bem amplo sobre os Direitos Humanos.

Obs. Não apresentamos neste estudo o texto ou corpo da declaração de DH.

Objetivos:

·         Compreender os principais aspectos dos Direitos Humanos.

·         Eliminar qualquer forma de preconceito contra essa área do conhecimento.

·         Entender como nasce o preconceito contra Direitos Humanos no Brasil?

Vamos dividir o nosso estudo em dez partes já que o conteúdo em questão é bem extenso.

Neste primeiro módulo vamos apenas fazer uma introdução para que se tenha uma ideia de quantos tópicos vamos estudar. Obrigado por participar deste grande debate!

Ao longo deste estudo vamos debater:

•        Introdução;

•        Preconceito contra Direitos Humanos;

•        Teorias sobre a Criação de Direitos Humanos;

•        Definições de Direitos Humanos;

•        Dignidade da Pessoa Humana;

•        Características dos Direitos Humanos;

•        Gerações ou Dimensões de Direitos Humanos;

•        Trajetória Histórica da Construção e Tratados Internacionais de Direitos Humanos;

•        Sistema Interamericano de Direitos Humanos;

•        Corte interamericana de direitos humanos.

Por meio do estudo destes tópicos vamos compreender seus principais aspectos, com o objetivo de esclarecer e eliminar toda e qualquer forma de preconceito contra essa área tão importante do conhecimento humano e entender como nasce o preconceito contra Direitos Humanos.

Para iniciar nosso debate, o que você entende como direitos humanos?

Reflita!

https://questoes.grancursosonline.com.br/questoes-de-concursos/direitos-humanos/1502402

 

Interatividade

Marque a alternativa correta:                                                 

1. Direitos humanos são privilégios de algumas pessoas.

(  ) Falso

(  ) Verdadeiro

Falso: Os direitos humanos são direitos básicos de todos os seres humanos, independente da classe social, raça, etnia, gênero, nacionalidade, posição política ou qualquer outra condição. Se referem ao direito à vida, à liberdade, à saúde, educação, moradia, trabalho, entre outros. Em síntese, os direitos humanos tratam da proteção e promoção da dignidade de todas as pessoas.

 

2. A Ditadura Militar foi um período de ordem para o país, no qual os direitos humanos eram respeitados.

(  ) Falso

(  ) Verdadeiro

Falso. A Ditadura foi o período no qual as Forças Armadas assumiram o poder como grupo político no País (1964 – 1985), após um golpe de estado no presidente eleito João Goulart. Foi um período de graves violações de direitos humanos, com restrição à liberdade de expressão, ao direito de livre participação política e muita repressão, prisões ilegais e tortura dos que promoviam qualquer tipo de oposição aos ideais do regime militar. Recentemente, a Comissão da Verdade, instaurada para apurar as denúncias de violações de direitos humanos durante a ditadura, reconheceu 434 mortes e desaparecimentos, indicando 377 militares diretamente responsáveis pelos crimes.

E assim concluímos nossa primeira etapa deste estudo. Se você está como os personagens acima, continue conosco para entender que os DH foram criados para lhe dar proteção e segurança.

 

Direitos Humanos II

Preconceito contra Direitos Humanos

Antes de apresentarmos teorias, definições, características, gerações ou dimensões, trajetória histórica de Direitos Humanos e Dignidade da Pessoa Humana.

Vamos falar, sobre um dos fatores que mais leva o ser humano a desrespeitar não só o DH, mas qualquer área de conhecimento, e de onde nasce esse sentimento. O preconceito.

Onde nasce o preconceito?

Insegurança:

A insegurança do cidadão, pode acarretar vários problemas sociais e até gerar distorções de valores.

Faz ele confundir o conceito de Justiça que se refere a um estado ideal de interação social, com o desejo de vingança.

O pior é que nesse aspecto, a gente pode identificar, meios de comunicação, entidades e lideranças nas mais diversas áreas, gerando controvérsias, disseminando concepções e aplicações errôneas no estudo do direito, da filosofia, ética, moral e religião.

Pregando que a prática da justiça e da concessão de direito possa variar de acordo com o contexto social, étnico, local, religioso e político, querendo tornar a justiça num ato de punição parcial.

Onde o branco tem direitos que não podem ser atribuídos ao negro, que haja restrição de direitos de acordo com etnia, a opção sexual, política ou religiosa do cidadão.

Forte apelo pela violência nos veículos de imprensa.

Outro fator que contribui com a formação do preconceito são programas de exploração da criminalidade na TV, no rádio e demais meios de comunicação. Os mocinhos dos filmes, novelas, e outras histórias, que de mocinho não tem nada. Os discursos indignados de alguns repórteres sensacionalistas, e a parcialidade.

Da forma como são passadas algumas informações, muitos cidadãos passam a torcer pelos bandidos.

Por isso, achamos que o jornalismo não pode vir carregado de opiniões, tendencias, e emoções, que a notícia deve ser veiculada, como se diz no popular, nua e crua.

Desconhecimento dos princípios que norteiam Direitos Humanos.

O desconhecimento gera o preconceito e o pior é que essa falta de conhecimento pode até gerar situações em que o cidadão deponha contra ele mesmo.

Para eu ter dignidade humana tenho que ser...

Humano, ou seja, eu só preciso nascer humano para ter esse direito.

A incompreensão desse aspecto, tem gerado muito preconceito, o fato é que a Dignidade da Pessoa Humana não requer contrapartida.

Assim identificamos alguns aspectos geradores de preconceito sobre os DH. Nos próximos módulo vamos conhecer conceitos aspectos e características que nos ajudará a entender em que os DH nos são úteis e por estas razões defendê-los.

Interatividade:

1. A maior parte da população é contra os direitos humanos.

(  ) Falso

(  ) Verdadeiro

 

Falso: Apesar de uma parcela significativa da população acreditar ser incompatível a luta contra a violência e a criminalidade com a luta pelos direitos humanos, de acordo com a pesquisa Olho por Olho?, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, a maior parte é favorável que, mesmo pessoas que cometeram crimes, tenham seus direitos básicos protegidos. A pesquisa mostrou que 61% dos entrevistados acham que a polícia deve, sempre que puder escolher, prender em vez de matar uma pessoa que comete crime. E, ainda, para 93%, a polícia não pode atirar em quem acha que é criminoso. Isso nos mostra que a maior parte da população não é contra os direitos humanos, embora ainda não compreenda que garantir os direitos humanos é um caminho para diminuir a violência e a criminalidade.

 

2. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.

(  ) Falso

(  ) Verdadeiro

 

Verdadeiro. O primeiro artigo da Declaração diz que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. Isso significa que todas as pessoas têm direitos humanos, independente de classe, raça-cor, gênero, sexualidade, nacionalidade ou qualquer outra condição. É importante sabermos, ainda, que as pessoas têm direitos iguais, mas realidades e oportunidades diferentes. Por isso, garantir os direitos de forma universal, também significa garantir igualdade de oportunidades e reconhecer as diversidades e especificidades de cada povo, de cada grupo, de cada pessoa.

 

 

Direitos Humanos III

Teorias ou fundamentações sobre Direitos Humanos

Vejamos agora três teorias ou fundamentações sobre Direitos Humanos, já que não há consenso em uma única teoria.

·         Fundamentação JUSNATURALISTA:

·         Fundamentação MORALISTA:

·         Fundamentação POSITIVISTA:

 

Fundamentação JUSNATURALISTA:

Esta, está fundamentada na ideia de que todo ser humano possui um direito natural, que decorre do simples fato de ter nascido humano.

Esses direitos existiriam por si só, mesmo que não fossem criadas leis para protegê-los e dessa forma, são universais e imutáveis porque se referem à própria condição da vida humana e à sua dignidade.

É o caso do direito à vida, à liberdade, à expressão, entre outros.

 

Fundamentação MORALISTA:

Esta teoria afirma que são direitos humanos todos aqueles que se coadunam com a moral de cada sociedade de cada povo, reconhecendo que os preceitos morais são diferentes nas várias sociedades existentes no planeta Terra.

Nessa teoria eu já entendo que os direitos são mais restritos ao se fundamentar em valores que podem demandar de pontos de vista distintos.

 

Fundamentação POSITIVISTA:

Nesta teoria entende-se que são direitos humanos aqueles que forem escolhidos pelo povo e por seus governantes para serem parte do corpo de leis de uma determinada sociedade e serão positivados em leis exatamente porque são direitos fundamentais para a vida humana e para toda a sociedade.

Positivado, portanto é o mesmo que escrito.

Dessa forma são normas de Direitos Humanos:

• No Âmbito Internacional

a) tratados internacionais;

b) costumes;

c) princípios gerais do Direito Internacional.

• No Âmbito Nacional destacam-se:

a) constituição;

b) leis específicas;

c) atos normativos secundários (decretos executivos).

Neste módulo conhecemos então as fundamentações ou teorias sobre os Direitos humanos. E portanto diante do que já vimos, podemos conceituar Direitos Humanos, como um conjunto de normas jurídicas nacionais e internacionais que buscam assegurar um patamar mínimo de dignidade para você, ou seja, para todo e qualquer ser humano.

 

Interatividade

1.                  Todas as pessoas têm poder sobre os Direitos Humanos.

(   ) Verdadeiro

(   ) falso

 

Verdadeiro, pois todas as pessoas já nascem com seus direitos de vida, liberdade, e expressão, seja qual for sua cor, origem, religião e opção sexual.

2.                  A declaração Universal dos Direitos Humanos assegura o direito a livre expressão política; a liberdade de pensamento e de participação política e a livre expressão religiosa.

(   ) Verdadeiro

(   ) Falso

 

Verdadeiro. Cada um possui uma identidade e uma forma de se expressar, portanto, é preciso respeitar e garantir o espaço de expressão das pessoas. A liberdade de expressão, de pensamento, de participação e de religiosidade são condições mais que essenciais para o desenvolvimento humano, ao longo da nossa história vivemos momentos de ameaças a esses direitos, por isso a luta é constante.

 

 

Direitos Humanos IV

Definição de Direitos Humanos

Temos um hábito de criarmos definição para tudo, entretanto apresentamos uma indagação: precisamos mesmo de uma definição?

Temos nossas dúvidas quanto a uma definição, nossa concepção é que algo tão complexo como Direitos humanos, não comporta uma simplista definição.

Defendemos que, seria melhor compreendermos seus inúmeros elementos do que tentar simplificar em um único conceito.

Entendemos porém, que na forma que são validos tais posicionamentos, por outro lado, principalmente no âmbito estudantil, quando o sujeito se depara diante de muitas formas nas avaliações de aprendizado e questionários objetivos, são cabíveis definições também objetivas, para facilitar a compreensão, entretanto, estas nunca serão suficientes, pois precisamos sempre que pesquisar, ir mais além, construir conhecimento!

Apesar desses posicionamentos serem válidos!

Vamos apresentar algumas definições mesmo entendendo que elas nunca serão suficientes, porém para muitos estudantes podem facilitar a compreensão.

Alertamos mais uma vez, que temos sempre que pesquisar, ir mais além, construir conhecimento e a partir de então, criarmos nossas próprias definições.

1ª definição:

“O conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade básica o respeito a sua dignidade, por meio de sua proteção contra o arbítrio do poder estatal e o estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana, pode ser definido como direitos humanos fundamentais.”

Ministro Alexandre de Moraes

2ª definição:

“(...) conjunto de prerrogativas e garantias inerentes ao homem, cuja finalidade básica é o respeito à sua dignidade, tutelando-o contra os excessos do Estado, estabelecendo um mínimo de condições de vida. São direitos indissociáveis da condição humana.”

Prof. Nestor Penteado Filho

Entendemos que nosso primeiro passo na compreensão dos direitos humanos é observar a realidade que nos cerca. Assim poderemos identificar a prática dos direitos humanos ou a ausência deles e criar nossa própria definição e conceitos a respeito deste conhecimento.

Portanto deixaremos uma reflexão:

 

Interatividade

1.      Imagine que você tem um vizinho que espanca os filhos todos os dias, por qualquer motivo, ou até sem motivo e tem o apoio ou a omissão da mãe das crianças para agir dessa forma.

Essa situação, a atitude do vizinho, incomodada você, mas um amigo lhe diz que ele é pai e legalmente tem direito de educar dessa forma.

Mesmo não sendo estudante de Direito, Você tem alguma dúvida sobre a conduta do vizinho estar certa ou errada?

Resposta

Muito provavelmente você respondeu que não tem dúvida de que a atitude do vizinho está completamente errada!

Você pode não saber qual é a lei que protege a criança de tratamento violento, mas você sabe que existe e que ele está agindo contra a lei.

A dignidade da pessoa humana funciona dessa forma.

Devemos ser protegidos em tudo aquilo que é essencial para garantia de nossa dignidade, de nosso bem-estar físico e mental.

 

2.      No Brasil, os direitos humanos foram garantidos pela Constituição Federal de 1988.

(   ) Falso

(   ) Verdadeiro

 

Verdadeiro: A Constituição Federal de 1988 é considerada a “Constituição Cidadã”, ela institucionalizou os direitos humanos no país, destacando a cidadania e a dignidade da pessoa humana como princípios fundamentais do Estado Brasileiro. Ela representou um avanço importante na história brasileira. Apesar de ainda ser desrespeitada muitas vezes, a Constituição de 1988 é um marco na regulamentação de direitos sociais, políticos e econômicos.

 

Já podemos assim, definir dignidade da pessoa humana, elemento fundamental do sistema constitucional brasileiro.

Esse é o tema do próximo modulo.

 

 

 

Direitos Humanos V

Dignidade da pessoa humana

Fundamento dos direitos mais básicos do cidadão.

Valor próprio do ser humano, valor que o identifica como humano.

Observe atentamente as imagens a seguir!

As imagens que nos referimos não estão expostas aqui porém se encontram nos links a seguir.

   Fonte: https://domtotal.com/fato-em-foco/531/2019/11/o-pior-lugar-para-ser-crianca-no-brasil/

 Fonte: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projetos-de-saneamento-comunidades-carentes-africa-do-sul


 Fonte:https://domtotal.com/fato-em-foco/531/2019/11/o-pior-lugar-para-ser-crianca-no-brasil/

 

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2020/01/20/em-silencio-261-criancas-morreram-trabalhando-no-brasil

Apresentamos estas imagens, para enfatizar a nossa realidade, não só no Brasil, como em vária partes do mundo, crianças em situações precárias, de total falta de segurança, bem-estar, higiene e saúde. Verdadeira violação aos direitos e a dignidade humana.

E para compreender os direitos humanos, faz-se necessário, observar a realidade que nos cerca. Todas estas cenas que vimos, apresentam crianças em situação de risco. E infelizmente é isso que vivemos.

O que precisamos ter para garantir uma vida digna?

Luxo e grande quantidade de consumo?

Não!

Vida digna é aquela em que a pessoa dispõe de segurança, acesso à saúde, acesso à educação e condições de pleno emprego com um salário que lhe permita comprar o que precisa para viver bem.

No entanto, é muito mais fácil percebermos quando a dignidade da pessoa humana está sendo agredida, do que quando ela está sendo respeitada.

O fato é que, os direitos fundamentais para garantia da dignidade da pessoa humana, todos nós conhecemos! Mesmo aqueles que nunca estudaram esse assunto. Não é verdade?

 

 

Interatividade:

1.    A luta em defesa dos direitos humanos no Brasil tem como bandeira única a defesa pelo fim da tortura nos presídios.

(   ) Falso

(   ) Verdadeiro

Falso. A luta em defesa dos direitos humanos no Brasil são muitas e há uma pluralidade de bandeiras sendo erguidas por movimentos sociais e sociedade civil organizada, como: A luta contra genocídio da juventude negra; contra a violência no campo; contra o trabalho escravo; pelo direito à terra e à cidade; pela igualdade racial; pela igualdade de gênero; pelo direito à saúde, à educação, à moradia, ao trabalho, lazer e esporte. Também pelos direitos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTQIA+); das pessoas com deficiência; das populações indígenas, quilombolas e cigana. Essa diversidade de bandeiras tem em comum a luta contra as desigualdades sociais e políticas que marcam a sociedade brasileira e pela vida digna para todas as pessoas.

 

 

Direitos Humanos VI

Características dos Direitos Humanos      

Vamos estudar agora as características dos Direitos Humanos.

Elas nos ajudam a identificar o ROL DE DIREITOS HUMANOS existentes em uma determinada sociedade, em uma determinada época histórica.

•          Universalidade

•        Indivisibilidade

•        Interdependência

•        Imprescritibilidade

•        Inalienabilidade

•        Irrenunciabilidade

•        Efetividade

•        Inviolabilidade

•        Complementaridade

•        Vedação de retrocesso

 

Universalidade: todos os seres humanos da Terra têm direito a usufruir da proteção que os direitos humanos expressam.

Indivisibilidade: o rol de direitos humanos compõe um todo que não pode ser dividido. Não é permitido a um Estado que escolha alguns direitos humanos para proteger e deixe outros de lado.

Interdependência: direitos humanos são interrelacionados e interdependentes, todos são importantes, não há uma escala de relevância entre eles.

Imprescritibilidade: nenhuma pessoa perde por decurso de prazo o direito de exercício de qualquer um dos direitos humanos. Mesmo que sejam reivindicados depois de um longo tempo, a pessoa ainda terá direito ao exercício do direito.

Inalienabilidade: os direitos humanos não podem ser transferidos, negociados ou cedidos, seja a título oneroso (por dinheiro ou outra contrapartida material), seja a título gratuito.

Irrenunciabilidade: ninguém pode renunciar aos direitos humanos, ou seja, ninguém pode renunciar ao direito à vida, à liberdade, ou a qualquer outro.

Efetividade: o Estado por meio de seus poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, deve atuar sempre para conseguir efetivar os direitos humanos, de forma a garantir que todas as pessoas tenham como exercê-los livremente.

Inviolabilidade: ninguém está legitimado para desrespeitar direitos humanos. Todos devem respeitar, cumprir e fazer cumprir os direitos humanos.

Complementaridade: os direitos humanos não devem ser interpretados isoladamente, mas de forma conjunta, para que sejam alcançados os objetivos para os quais eles foram criados.

Vedação de retrocesso: uma vez reconhecido como direito humano, não se pode retirá-lo ou diminuir sua aplicabilidade. Uma vez que um direito é integrado ao rol de direitos humanos, ele não pode ser retirado e nem pode ser minimizado.

Assim vimos as características dos direitos humanos e tenho certeza com esse rol de características, tudo já fica mais claro em sua mente.

 

Interatividade:

1.      Para a Assembleia Geral da ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como ideal ser atingido por todos os povos.

(   ) Verdadeiro

(   ) Falso?

Verdadeiro. Todas as nações, com o objetivo de que todos tenham sempre em mente a Declaração, para promover o respeito a esses direitos e liberdade.

2.      O que a Organização das Nações Unidas (ONU) queria quando criou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) ?

Resposta:

Manter a paz e a segurança internacionais.

 

Direitos Humanos VII

 

Gerações ou Dimensões de Direitos Humanos

Direitos humanos foram construídos ao longo de diferentes períodos históricos. Por isso, é comum afirmar que existem GERAÇÕES ou DIMENSÕES de Direitos Humanos.

GERAÇÕES ou DIMENSÕES: qual a melhor forma a utilizar?

Pode escolher!

Geração é a mais utilizada, mas dimensão para mim, vem a ser a mais adequada, porque quando nos referimos a geração dá a impressão que ao surgir uma nova geração, a antiga tenha sido anulada, e não é bem assim.

Por isso é mais adequado se falar de Dimensão, porque a medida que o mundo vai se modernizando novas situações vão surgindo, justificando a incorporação de novos direitos.

Primeira dimensão de Direitos Humanos

Período histórico – século XIII, na Inglaterra, reinado de João Sem-Terra.

Com o Surgimento da Monarquia Constitucional = o soberano tem seus poderes limitados à constituição elaborada pelo Poder Legislativo.

Fim do Absolutismo.

Direitos políticos e civis = proteção do cidadão contra o Estado.

Direito de votar e ser votado, liberdade de locomoção e de expressão, liberdade de se insurgir contra injustiças.

Segunda dimensão de Direitos Humanos

Revolução Industrial – século XVIII.

Direitos econômicos, sociais e culturais.

Proteção ao trabalhador, direito a um salário justo, limitação das horas de trabalho; direito a férias, à assistência social, à previdência para aposentadoria; direito à saúde, à educação, ao lazer e acesso à cultura.

Direitos sociais = se destinam a toda a sociedade, de forma coletiva.

 

Terceira dimensão de Direitos Humanos

São os chamados direitos de solidariedade, representados pelo ideal de fraternidade entre todos os homens.

Tecnicamente, são chamados de direitos difusos e coletivos.

Direito ao meio ambiente equilibrado, ao respeito ao consumidor, ao progresso que respeite a paz e a liberdade dos povos.

Surge após a II Guerra Mundial e, em especial, como resposta aos problemas COLETIVOS da humanidade.

Quarta dimensão de Direitos Humanos

Quarta dimensão = direitos dos povos frente ao acelerado desenvolvimento tecnológico e à globalização. Direito à democracia e direitos de ter direitos para as minorias políticas.

Quinta dimensão de Direitos Humanos

Quinta dimensão = direito à paz permanente, preocupação que decorre dos atentados terroristas, em especial do 11 de Setembro.

Sexta dimensão de Direitos Humanos

Sexta dimensão Direitos à proteção de dados, ao uso correto do conhecimento do genoma humano, da biotecnologia.

Sétima dimensão de Direitos Humanos

Ao elaborarmos este trabalho, não temos ainda a sétima dimensão, no entanto é natural que quando você esteja estudando este conteúdo, já exista a sétima Dimensão dos Direitos Humanos, porque as leis de proteção aos cidadãos devem evoluir com a sociedade, e convenhamos que as tecnologias evoluem a passos largos nessa era de globalização. Temos ainda os dados e conteúdo da internet que ultimamente tem sido alvo de muita preocupação e os Direitos Humanos certamente que vai buscar a proteção dos cidadãos nessa área também.

Interatividade

Você se candidata a uma vaga de emprego numa empresa e é recusado. Seu entrevistador afirma que adorou seu currículo e a entrevista que fez com você, mas, infelizmente, seus exames de saúde detectaram que você tem tendência a ser depressivo, por isso a empresa não vai contratá-lo.

Eles conseguiram essa informação sobre sua saúde com seu plano de saúde, que vendeu a informação para eles. Como você reagiria nesse caso?

Resposta

Certamente, você não reagiria bem.

Como uma informação tão pessoal pode ser “vendida” para uma empresa?

Claro que esse exemplo é fictício, não é real. Mas já é possível!

Em razão da grande quantidade de dados pessoais que circulam pelo mundo e da facilidade em obtê-los, é preciso pensar em direitos que nos protejam.

Essas são preocupações muito reais no mundo contemporâneo.

2. Em qual constituição foram garantidos os Direitos Humanos no Brasil?

Resposta: Constituição de 1988. Em1985 o Brasil saia do Regime militar, época em que os Direitos Humanos mais foram desrespeitados no Brasil elegendo em 1986 a Assembleia Constituinte que elaborou e promulgou a atual Constituição Brasileira

 

Direitos Humanos VIII

Trajetória histórica e tratados internacionais de DH

Trajetória histórica dos Direitos Humanos acompanha as diferentes fases da história.

Conferência Internacional de Paz

Em 1899, em Haia, na Holanda, foi realizada a Conferência Internacional de Paz, com objetivo de elaborar formas de solução de conflitos de maneira pacífica, para prevenir guerras e organizar regras a serem respeitadas durante os períodos em que existissem conflitos armados.

Parece absurdo: regras para a guerra! Mas foi assim que a história dos Direitos Humanos teve início.

A Liga das Nações

A Liga das Nações foi criada durante a Primeira Guerra Mundial, em 1919, a partir do Tratado de Versailles. Foi a precursora da ONU.

Tinha como objetivo promover a cooperação, a paz e a segurança no plano internacional, condenava agressões externas contra a integridade territorial e contra a independência política de seus membros.

Organização Internacional do Trabalho (OIT),

A criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1919, com objetivo de promover justiça social contribuiu decisivamente para que o debate sobre direitos humanos e sua aplicabilidade em todas as áreas da vida humana fosse ampliado e efetivado.

A missão da OIT desde sua criação foi “promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade”.

 

O Tribunal de Nuremberg

O Tribunal de Nuremberg, 1945/1946, contribuiu decisivamente para a expansão do conhecimento e para a internacionalização dos direitos humanos.

O Tribunal de Nuremberg estava capacitado para processar e punir as pessoas que fossem apontadas como responsáveis pela prática de crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, categorias que o acordo cuidou de definir adequadamente.

Criação da ONU

A ONU foi criada para contribuir para a construção de uma nova ordem internacional que tivesse como modelo de conduta a prioridade para a paz e a segurança, para o desenvolvimento de relações amistosas entre países e para a cooperação internacional nas áreas econômica, social e cultural.

Tem por objetivo garantir a proteção internacional dos direitos humanos em todos os setores da vida no planeta, como saúde, educação, proteção ambiental, desenvolvimento científico e outros.

A ONU é um organismo internacional formado por 193 Estados-membros. É constituída por seis órgãos principais que são:

•        Assembleia Geral.

•        Conselho de Segurança.

•        Conselho Econômico e Social.

•        Conselho de Tutela.

•        Tribunal Internacional de Justiça.

•        Secretariado Geral.

A ONU possui vários organismos para viabilizar sua atuação.

Entre os mais importantes estão:

FAO – Alimentação e Agricultura.

OMS – Saúde.

UNESCO – Educação, Ciência e Cultura.

Agências para a proteção dos direitos das mulheres, do meio ambiente, dos refugiados, entre outras.

 

Declaração Universal dos direitos do homem de 1948

É o tratado internacional de direitos humanos mais importante.

Foi criado após a II Guerra Mundial.

São 30 artigos que percorrem todos os direitos essenciais para concretização da dignidade da pessoa humana.

Os países signatários se comprometem a concretizar esses direitos.

O Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e, por isso, deve cumprir e fazer cumprir esses direitos.

Interatividade

1.      É necessário que a Humanidade tenha regras para “ética dos conflitos”, ou seja, para regulamentar o que pode e o que não pode ser feito nos períodos de conflitos armados, de guerra? O que você pensa sobre esse assunto?

 

Resposta:

É muito triste pensar que a Humanidade ainda necessite da guerra para resolver conflitos entre países.

Se, no entanto, for preciso estabelecer conflitos armados é fundamental que a violência seja mínima, que atinja somente os organismos armados, que não agrida as populações civis, que respeite as crianças, as mulheres, que não torture os prisioneiros e nem os submeta a situações indignas, entre outros aspectos.

2.      Em que ano foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), e quem foi quem aprovou esta declaração?

Resposta: Foi aprovada no ano de 1948, pela assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Direitos Humanos IX

Sistema Interamericano de Direitos Humanos

Para as três Américas, do Norte, do Sul e Central, foi criado o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, em 30 de abril de 1948, durante a realização da IX Conferência Internacional Americana, realizada em Bogotá da qual resultou a assinatura da chamada Carta da OEA, que entrou em vigor em dezembro de 1951.

•          O Conselho Permanente e o Conselho Interamericano de Desenvolvimento Integral;

•          Comissão Jurídica Interamericana;

•          Comissão Interamericana de Direitos Humanos;

•          Secretaria Geral;

•          Conferências Especializadas;

•          Organismos Especializados e outras entidades criadas pela Assembleia Geral.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) foi criada na quinta Reunião de Consulta dos Ministros das Relações Exteriores, realizada em Santiago, no Chile, em 1959.

Foi instalada em 1960.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é um órgão do Sistema Interamericano e sua finalidade específica é a promoção e a proteção dos direitos humanos.

A CADH estabelece que “A Comissão Interamericana de Direitos Humanos compor-se-á de sete membros, que deverão ser pessoas de alta autoridade moral e de reconhecido saber em matéria de direitos humanos” (art. 34).

No sistema interamericano, o instrumento de maior importância é a Convenção Americana de Direitos Humanos.

Ela foi assinada em San José, na Costa Rica, em 1969 e entrou em vigor em 1978.

Somente Estados-membros da Organização dos Estados Americanos têm o direito de aderir à Convenção Americana.

O Brasil foi um dos Estados que mais tardiamente aderiu à Convenção, em 25 de setembro de 1992.

Interatividade:

1. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) compõe-se de sete membros, que devem ser juristas de alta autoridade moral e de reconhecido saber em matéria de direitos humanos.

(   ) Verdadeiro

(   ) Falso

Resposta: Falso.

A CADH estabelece que “A Comissão Interamericana de Direitos Humanos compor-se-á de sete membros, que deverão ser pessoas de alta autoridade moral e de reconhecido saber em matéria de direitos humanos” (art. 34).

Portanto, atenção: ao contrário do que consta na assertiva, a CADH não exige a condição de jurista nem mesmo a formação jurídica para que a pessoa concorra ao cargo de membro da CIDH.

 

Direitos Humanos X

Corte Interamericana de Direitos Humanos

O Estado, ao se tornar parte da Convenção, aceita automaticamente e, obrigatoriamente, a competência da Comissão para examinar petições individuais.

A petição individual apresentada por pessoa que tenha tido seus direitos humanos violados. Deverá atender alguns requisitos prévios:

Comprovação do esgotamento dos recursos disponíveis no país em que ocorreu a violação.

Comprovação que não existe outra pendência internacional sobre o mesmo fato.

Estando cumpridos os requisitos, a petição individual é aceita e a Comissão solicita informações ao governo denunciado.

Recebidas as informações do governo ou decorrido prazo sem que as tenha recebido, a Comissão verifica se existem ou subsistem os motivos de petição.

Se não existirem mais, a petição individual será arquivada e, se existirem, a Comissão procederá ao exame do assunto, realizando investigação dos fatos, se necessário.

Após o exame dos fatos, a Comissão deverá obter solução amistosa entre as partes.

Se conseguir, será elaborado um informe que será transmitido ao peticionário e aos Estados-parte da Convenção para depois ser comunicado para a Secretaria da OEA.

Se reconhecer que efetivamente ocorreu a violação à Convenção, determinará que sejam adotadas medidas necessárias para restauração do direito então violado.

A Corte poderá, ainda, condenar o Estado a pagar uma justa compensação à vítima. A decisão da Corte tem força jurídica vinculante e obrigatória e cabe ao Estado seu imediato cumprimento. Nos casos em que a Corte fixar uma compensação à vítima, a decisão valerá como título executivo.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos é composta por sete juízes nacionais de Estados-membros, eleitos por estes e tem competência consultiva e contenciosa.

Você sabia?

Que o Brasil já foi apontado perante a Corte Interamericana de Justiça como país que desrespeitou os direitos de algum cidadão?

O caso da biofarmacêutica MARIA DA PENHA MAIA FERNANDES talvez seja o mais conhecido entre os casos brasileiros discutidos na Corte Interamericana de Direitos Humanos. A solução final foi bem positiva.

Depois o governo brasileiro se empenhou na criação da Lei Maria da Penha.

Essa lei protege as mulheres contra agressões físicas, psicológicas e morais.

Para entender melhor o caso deixamos a seguir um link com detalhes do caso Maria da Pena.

Maria da Penha: a história que virou símbolo do combate à violência contra a mulher

https://www.hypeness.com.br/2021/08/maria-da-penha-a-historia-que-virou-simbolo-do-combate-a-violencia-contra-a-mulher/

 

Interatividade

1.      Declaração Universal dos Direitos Humanos é composta por 60 artigos?

(   ) Verdadeiro

(   ) Falso

Falso. A Declaração é composta por 30 artigos, alguns dos artigos são divididos em duas, três ou mais partes, como o artigo 23, que trata do direito ao trabalho.

2.      Qual foi o episódio de maior desrespeito aos Direitos Humanos, ocorrido no Brasil?

Resposta: O massacre do Carandiru, com 111 mortos

 

E assim concluímos o nosso estudo, aconselhamos que você leia a leis de Direitos Humanos na integra, como também os demais tratados relativos ao tema. E tenha sempre em mente não buscar uma definição pronta, mas pesquisar e ir sempre mais alem, pois nenhuma definição ou nenhum estudo é completo, os conhecimentos são construídos no dia a dia em um processo infinito. Não existe boa formação concluída, mas pessoas acomodadas.