Só Educação

Compreendendo textos (histórias e poemas) para 5º ano

Quem tem medo de aranha?

 

A  maior  parte  das pessoas  tem  pavor  de  aranhas. Mas  não  é  uma aranha  magrinha.

Em  geral, só  temos  medo  daquelas  aranhas enormes  e  bem  peludas. Sorte  das  pequenas  e  azar  nosso. Muito usadas  nos  filmes de  terror, as  aranhas  peludas como  a caranguejeira,  e  o  escorpião  ganharam  fama  de  maus. Pois  saiba que   as  aranhas  mais  venenosas  e  cuja  picada  pode  trazer problemas  para  você  são  as  pequenas. E  o  escorpião  ,  ao  contrário do  que  se  divulga  , só  ataca  quando  é  machucado, um  pisão, por exemplo.

A  caranguejeira  não  possui  um veneno  potente capaz  de  fazer  mal ao  ser  humano. O  escorpião possui  veneno  mais  tóxico  que  o  da aranha. Sua  picada  causa  muita  dor  e  inchaço. O  soro  contra  a picada  do  escorpião  é  o  antiescorpiônico  ou  antiaracnídeo

Revista  ZA

1-    Caranguejeira  é  um  tipo  de 

a)     (   )  escorpião

b)    (   ) caranguejo

c)     (   )  aranha

d)    (   ) soro

 

2-    Leia:”

O  escorpião  possui  veneno mais tóxico  que  o  da  aranha. Sua picada  causa muita  dor  e  inchaço.”  A  palavra  “sua”  refere-se

a)      (   ) ao  escorpião

b)    (   ) ao  veneno

c)     (   ) à  aranha

d)    (   ) ao  tóxico

 

3-    O  objetivo  do  texto  é  informar  sobre

a)     (   ) como  cuidar de  aranhas  e  escorpiões

b)    (   ) o  veneno  das  aranhas  e  dos  escorpiões

c)     (   ) os  animais  utilizados  em  filmes  de  terror

d)    (   ) como  vivem  as  aranhas  e  os  escorpiões

Um mundo de regras

 

 

                                                        Respeitar pais e professores. Fazer lição de casa e trabalhos no prazo determinado. Almoçar sentado a mesa com as mãos limpas. Tratar os colegas com respeito. Muitas das regras “do bom comportamento” são detestadas pelas crianças, que fazem questão de fugir de algumas delas.

                                                        Por que é importante seguir as regras?

“As crianças precisam de regras assim como os adultos. desde pequenos aprendemos a segui-las para nos relacionarmos com os outros, para nos relacionarmos com os outros”. Diz Cintia Freller, psicóloga e autora do livro Histórias de indisciplina escolar.

                                                        Você já imaginou jogar um jogo sem regras?  Seria uma bagunça só, não é mesmo? Também acontece com a nossa vida.

 

                                                                                              Kátia Calsavara. Folhinha de São Paulo.

 

1-      Responda:

·         Qual o assunto principal dessa reportagem? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

·         Segundo o texto as crianças cumprem sempre as regras? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________

2-      Sublinhe o que disse a psicóloga:

·         Jogar um jogo sem regra seria uma bagunça.

·         Crianças e adultos precisam de regras.

·         Algumas regras são detestadas pelas crianças.

3-      Escreva duas regras citadas na reportagem. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-      Na sua opinião por que seguir regras é importante?

_______________________________________________________________________________________

5-      Explique o significado da palavra mundo em cada frase.

·         A professora deu um mundo de lição. _________________________________________________________________________________ 

·         Para os conquistadores a America era um mundo selvagem. _________________________________________________________________________________

6-      Agora, explique o significado  de mundo no titulo da reportagem.

____________________________________________________________________________________

7-      Descubra o que está escrito na quadrinha preenchendo os espaços só com vogais.

___m___  h__s___t___r___ ____       ____m      q___ ___dr____nh____s

 

Auto-avaliação

Marque os exercícios que você acertou.

 

1   O O      2 O            3  O        4  O       5  O  O       6  O          7  O

Resolução

Resolvi fugir de casa,

Nessa casa não dá mais.

Vou juntar tudo o que eu tenho

E não volto aqui jamais

 

Dois piões e uma fieira,

Meu álbum de figurinhas,

O meu jogo de botão

E a coleção de tampinhas.

Dez bolinhas e um barbante,

Um balão e dois apitos,

Mais dois sapos ressecados

E a coleção de palitos.

Nunca mais vou estudar,

Digo adeus para a escola.

Já está tudo reunido,

Vou encher esta sacola.

 

Mas agora eu me lembrei,

Logo que a mamãe chegar,

Vai ter bala de hortelã.

Vou guardar minha sacola,

Deixo a fuga para amanhã!

 

Interpretando o texto

 

1-    Explique.

·        Por o poema se chama resolução?

__________________________________________________________________________________________________

·        Qual foi a mudança de resolução?

__________________________________________________________________________________________________

2-    Escolha a alternativa correta.

·        Quem resolveu fugir de casa?                                     

(A)   Um gato

(B)   Um adulto

(C)   Uma criança

(D)  Um cachorro

·        O que fez mudar de idéia?

(A)   A bronca da mãe

(B)   As balas de hortelã

(C)   A sacola de brinquedos

(D)  Os conselhos de um amigo

3-    Assinale a alternativa que apresenta alguns objetos reunidos na sacola.

(A)   Dois piões, um jogo de botão e dez apitos

(B)   Dois piões um álbum de figurinhas e dois balões.

(C)   Um álbum de figurinhas, dez bolinhas e dois apitos.

4-      Escreva com outras palavras uma frase com sentido equivalente.

·        “Nessa casa não dá mais”.

__________________________________________________________________________________________________

5-    Complete as palavras retiradas do poema.

·        ___ ___S___ ___ ___Ç___ ___                                   S___ ___ ___ ___

·        ___ ___S___ ___ ___ ___                                            ___ESS____ ___ ___ ___ ___S

·        ___ ___ S___                                                                  S___ ___ ___ ___ ___

6-